Recuperado de uma infecção respiratória, dalai-lama deixa hospital na Índia

0
9

O dalai-lama, de 83 anos, recebeu alta nesta sexta-feira do hospital de Nova Délhi onde estava internado desde a última terça para tratar de uma infecção respiratória, embora permaneça alguns dias na capital da Índia em recuperação antes de voltar para sua residência no norte do país.

“Sua Santidade o dalai-lama recebeu alta do hospital hoje de manhã, ele se recuperou de uma infecção sofreu no peito”, confirmou à Agência Efe, o secretário particular do dalai-lama, Tenzin Taklha.

De acordo ao porta-voz, o líder religioso permanecerá mais alguns dias em Nova Délhi para descansar, antes de retornar a Dharamsala, no norte do país, onde reside.

O líder religioso foi levado na última terça-feira para um hospital da capital do país por causa de uma infecção pulmonar.

Lhamo Dondrub, nome original do 14º dalai-lama, completou no mês passado, 60 anos de exílio na Índia, para aonde fugiu em 1959 após a dura repressão chinesa contra a revolta popular em Lassa, capital do Tibete.

O dalai-lama se viu forçado a abandonar o país com milhares de compatriotas e buscar refúgio no norte da Índia.

Desde então, continuou a luta pela liberdade de seu povo, embora sempre “sistematicamente se opondo à violência”, razão pela qual recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989. EFE

igr/phg