Pelo Twitter, Bolsonaro opõe ‘interesses dos contribuintes’ ao sistema financeiro

0
15
Por Gregory Prudenciano

São Paulo, 17/05/2019 – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se pronunciou no Twitter sobre uma sessão ocorrida nesta quinta-feira, 16, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgava ação de interesse da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), que agrupa sindicatos patronais de bancos e empresas de créditos de todo o Brasil.

Na ação, a Consif questionava a constitucionalidade da lei que determinou o uso da Unidade Real de Valor (URV) para o cálculo da correção monetária relativa aos meses de julho e agosto de 1994, primeiro bimestre de implantação do Plano Real. O Plenário do STF, no entanto, votou majoritariamente pela constitucionalidade da norma.

Lançamento

“Por 8×2, fomos vitoriosos no STF e deixamos de pagar para os poderosos R$ 2,5 bilhões. Seguimos desagradando o sistema”, publicou o presidente. No tuíte, Bolsonaro ainda anexou um vídeo da sustentação oral do ministro da Advocacia-Geral da União André Luiz de Almeida Mendonça contra a ação da Consif. Segundo o presidente da República, Mendonça fez ali a defesa dos “interesses de todos nós contribuintes”.

Contato: gregory.prudenciano@estadao.com