Exército da Nigéria resgata mulheres e crianças sequestradas pelo Boko Haram

0
18

Uma operação militar realizada no último sábado no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, resultou no resgate de 29 mulheres e 25 crianças que eram mantidas reféns pelo grupo jihadista Boko Haram, informou nesta segunda-feira o Exército nigeriano.

Soldados, em colaboração com vigilantes locais, iniciaram a operação contra os extremistas nas localidades de Ma’allasuwa e Yaga-Munye, detalhou o porta-voz militar, o coronel Sagir Musa.

“Não houve confronto com os terroristas porque eles fugiram antes da chegada das tropas, deixando para trás 54 vítimas que supostamente tinham sido sequestradas. Desse número, 29 são mulheres adultas e 25 são crianças de várias idades e sexos. Todos foram resgatados”, afirmou o porta-voz.

Em outra operação paralela realizada em diversas aldeias do mesmo estado, o Exército destruiu dois veículos e vários alojamentos pertencentes aos jihadistas.

O nordeste nigeriano está imerso há anos em um estado de violência provocado pelas ações do Boko Haram, que desde 2009 luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Desde então, mais de 20 mil pessoas morreram e o número de deslocados chega a quase dois milhões, de acordo com dados da ONU.