Bolsonaro responde Haddad sobre a polêmica dos debates

Jair Bolsonaro publicou no Facebook, nesta quinta (11), uma montagem com trechos de matérias antigas

0
84
Mauro PIMENTEL / AFP

O candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL), postou nesta quinta (11), uma montagem com trechos de antigas matérias citando candidatos petistas à presidências que também faltaram a eventos em eleições passadas. A publicação foi uma resposta a cobrança feita por Fernando Haddad (PT), pedindo a presença do candidato do PSL nos debates para o segundo turno.

Lançamento

Bolsonaro recordou as ausências dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 e Dilma Rousseff em 2010. O candidato foi vetado pelos médicos de poder participar em eventos de campanha de rua ou debates, e passou por avaliação médica na manhã desta quarta (10). “Por enquanto ele não está liberado [para eventos de campanha]. Não sei a respeito do debate, sei que na quinta-feira [dia 18] ele estará conosco no [Hospital Albert] Einstein”. Uma nova avaliação será realizada na quinta (18).

As justificativas que Lula usou para não comparecer ao debate no primeiro turno de 2006 foi evitar “grosserias e agressões”, segundo nota enviada pela campanha para a Globo três horas antes do debate. Em 2010, Dilma Rousseff também não compareceu ao debate promovido pela Associação Comercial de São Paulo, sendo criticada por José Serra. Em 2014, a ex-presidente da República faltou novamente, não indo à entrevista ao Jornal da Globo.